Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Preso na Lava-Jato, Palocci é investigado por beneficiar Odebrecht

    Publicado por Direito do Estado
    há 8 anos

    A Polícia Federal prendeu o ex-ministro Antônio Palocci, ex-titular da Fazenda no governo de Luiz Inácio Lula da Silva e da Casa Civil de Dilma Rousseff. Na manhã desta segunda-feira (26/9), a Operação Lava-Jato entrou na 35ª fase, apelidada de Ormetá, com o cumprimento de 45 mandados judiciais em seis estados e no Distrito Federal, sendo três prisões temporárias, por cinco dias.

    A prisão de Palocci está relacionada, segundo a Polícia Federal (PF), porque ele ajudou empreiteira Odebrecht e, em troca, obteve para si e para o PT "vultosos valores ilícitos". Os benefícios à construtora ocorreram na publicação da Medida Provisória 460, que aumentou limites de crédito para financiamento de obras no exterior, e em uma suposta interferência do ex-ministro na contratação de 21 navios-sonda para explorar petróleo na camada do pré-sal. Também foram presos temporariamente o assessor de o ex-ministro na Casa Civil Branislav Kontik e o ex-chefe de gabinete dele Juscelino Dourado.

    O advogado de Palocci, Guilherme Batochio, disse ao Correio que a apuração era desconhecida da defesa. "É padrão Lava-Jato: tudo absolutamente secreto, no estilo ditadura militar", ironizou. O ex-ministro respondia a um inquérito desde 2015 em Curitiba. No entanto, Batochio informou que se trata de assunto diferente dos apurados nesta fase.

    A ação de hoje acontece poucas horas depois de o ministro da Justiça, Alexandre Moraes, chefe da PF, avisar que ocorreria mais uma fase da Lava-Jato. "Teve a semana passada e esta semana vai ter mais, podem ficar tranquumlilos", disse ele no domingo à noite. "Quando vocês virem esta semana, vão se lembrar de mim."

    Dos 45 mandados de hoje, 27 mandados são de busca e apreensão de documentos, três de prisão temporária e 15 de condução coercitiva, quando o investigado é isolado dos demais e presta um depoimento, caso queira falar. Aproximadamente 180 policiais federais e auditores fiscais estão cumprindo as determinações judiciais do juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Sérgio Fernando Moro, em Brasília e também nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Os crimes investigados são de corrupção, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

    Segundo a investigação, há indícios de que Palocci agiu em favor da Odebrecht. O ex-ministro "e personagens de seu grupo político" foram "beneficiados com vultosos valores ilícitos". Para a PF, o ex-ministro de Lula e Dilma negociou com o grupo Odebrecht a aprovação da Medida Provisória 460/2009. A normal resultaria em "imensos" benefícios fiscais e aumentou uma linha de crédito do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para um país africano em que a empreiteira tinha negócios.

    A polícia entende ainda que Palocci interferiu indevidamente em uma licitação da Petrobras, aberta em 2011, para contratar sondas para o pré-sal. Em 2012, a empresa Sete Brasil ganhou contrato de 21 sondas, cobrando da Petrobras US$ 530 mil por dia de aluguel de casa embarcação.

    A polícia ainda apura uma frente de investigação relacionada ao Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, usado para pagamentos de propina da empreiteira. Desta vez, a mira está voltada a "diversos beneficiários que estão sendo alvo de medidas de busca e condução coercitiva", segundo a PF.

    O nome Ormetá se refere ao codinome "Italiano", que a empreiteira chamava Palocci nas planilhas em que relatava pagamentos de suborno, e ao "voto de silêncio" que afirma haver no grupo Odebrecht, assim como na máfia italiana. A PF diz que esse pacto de silêncio foi quebrado com a descoberta das planilhas e as colaborações premiadas de integrantes do Seotr de Operações Estruturadas. "Além disso, remete a postura atual do comando da empresa que se mostra relutante em assumir e descrever os crimes praticados", afirma a PF. O presidente da construtora, Marcelo Bahia Odebrecht, está preso na carceragem da polícia em Curitiba e tenta um acordo de colaboração premiada para se livrar das penas de mais de 20 anos de cadeia a que está submetido.

    Palocci, Branislav e Juscelino Dourado devem ser levados para a carceragem em Curitiba ainda hoje.

    Arquivo X
    Na penúltima fase, intitulada Arquivo X, a Lava-Jato prendeu sete investigados temporariamente, na quinta-feira (23/9). O prazo vence hoje, podendo ser prorrogado pelo mesmo período ou convertido em prisão preventiva, que é quando não há prazo para deixar a carceragem. Na ocasião, o ex-ministro Guido Mantega chegou a ser preso, mas o mandado foi revogado logo em seguida pelo juiz Sérgio Moro. A 34ª fase mirou a contratação, pela Petrobras, de empresas para a construção de duas plataformas de exploração de petróleo na camada do pré-sal, as chamadas Floating Storage Offloanding (FPSOs). O valor do contrato foi de US$ 922 milhões, de acordo com a investigação.

    Veja a lista de mandados

    Salvador (BA)
    Dois mandados de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Camaçari (BA)
    Um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Rondonópolis (MT)
    Um mandado de busca e apreensão

    Brasília (DF)
    Um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Vitória (ES)
    Um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Rio de Janeiro (RJ)
    Dois mandados de busca e apreensão
    Dois mandados de condução coercitiva

    São Paulo (SP)
    13 mandados de busca e apreensão
    Três mandados de prisão temporária
    Seis mandados de condução coercitiva


    Campinas (SP)
    Dois mandados de busca e apreensão

    Ribeirão Preto (SP)
    Um mandado de busca e apreensão

    Itapecerica da Serra (SP)
    Um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Taboão da Serra (SP)
    um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Campo Grande (MS)
    Um mandado de busca e apreensão
    Um mandado de condução coercitiva

    Fonte Correio Braziliense

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações87
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/preso-na-lava-jato-palocci-e-investigado-por-beneficiar-odebrecht/387816353

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)