Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    FGTS: Supremo barra recurso de quem fez acordo

    Publicado por Direito do Estado
    há 16 anos

    O Supremo Tribunal Federal (STF) aplicou no último dia 7 a regra conhecida como "Repercussão Geral a Recurso Extraordinário", que trata da validade do acordo para recebimento de FGTS. O entendimento está na Súmula Vinculante nº 1 e desobriga a Caixa Econômica Federal de pagar, judicialmente, correções relativas a planos econômicos sobre o FGTS nos casos em que o banco já havia fechado acordo prévio com o trabalhador.

    "Com a decisão desta tarde (ontem), todos os recursos extraordinários que tratam do tema e que tenham decisão contrária àquela já fixada pelo STF não chegarão mais à Corte", informa nota. Os processos que já chegarem ao Supremo serão devolvidos ao tribunal de origem para que a decisão seja retratada.

    O STF não divulgou a quantidade de recursos recebidos, mas garantiu que são numerosos. "É um desses processos nos quais nós temos acúmulos", explicou o presidente do Supremo, ministro Gilmar Mendes, ao justificar a proposta de que a repercussão geral fosse aplicada ao caso, que foi levado ao Plenário da Corte.

    Pelo menos 32 milhões de trabalhadores dos 39 milhões que tinham direito assinaram o acordo com o governo. A União teve que desembolsar no pagamento quase R$ 40 bilhões.

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/fgts-supremo-barra-recurso-de-quem-fez-acordo/92229

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Perdi quase 10 anos de FGTS.. seria pelo menos 50% de uma casa. Resultou em que nunca consegui comprar, continuo no aluguel. continuar lendo