Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Ministro Celso de Mello suspende condenação por receptação qualificada

Publicado por Direito do Estado
há 15 anos

Ao analisar o pedido de liminar no Habeas Corpus (HC) 92525 , o ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu suspender a condenação imposta pela 14ª Vara Criminal do Rio de Janeiro a Luiz Henrique Medeiros pelo crime de receptação qualificada.

A defesa do condenado se baseou em uma suposta inconstitucionalidade do parágrafo 1º do artigo 180 do Código Penal (CP), por ofensa ao princípio da proporcionalidade. Celso de Mello concordou com o argumento, por entender que não se mostra razoável punir mais severamente à receptação qualificada - que pela lei supõe mero dolo indireto eventual, e impor sanção penal mais branda à receptação simples, cuja tipificação no Código Penal demonstra dolo direto.

O ministro explicou que, enquanto o caput do artigo 180 define pena de um a quatro anos para quem recebe coisa que "sabe" ser produto de crime, o parágrafo primeiro deste mesmo artigo pune com uma pena de três a oito anos quem recebe coisa "que deve saber" ser produto de crime.

O princípio da proporcionalidade visa inibir e neutralizar o abuso do poder público no exercício das funções que lhe são inerentes, diz Celso de Mello, "notadamente no desempenho da atividade de caráter legislativo". Isso porque a redação deste artigo foi definida pela Lei 9426 /96.

Ao deferir o pedido, Celso de Mello disse entender que a solução do conflito seria manter as tipificações penais, tanto do artigo 180 caput (receptação simples) como do parágrafo 1º (receptação qualificada), aplicando a ambos a mesma sanção, atualmente prevista para o crime do caput - um a quatro anos de reclusão.

STF

  • Publicações8088
  • Seguidores24
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações64
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ministro-celso-de-mello-suspende-condenacao-por-receptacao-qualificada/975672

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)