Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ admite reconhecimento de paternidade sem exame de DNA

    Publicado por Direito do Estado
    há 15 anos

    A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou pedido de um pai que buscava ver nula, pela ausência de exame de DNA, ação de investigação de paternidade. Na ação ajuizada pelo filho, que pretendia o direito à pensão alimentícia, o pai alegou não ter condições de pagar o exame de DNA.

    O relator do processo, ministro Aldir Passarinho Junior, considerou ser possível dispensar a prova genética. Segundo ele, "nada impede ao juiz reconhecer a paternidade por provas indiretas."

    A decisão do STJ significa que, em situações especiais, o exame de DNA não é imprescindível para a confirmação da paternidade. No caso específico julgado pela turma, a filiação foi reconhecida pela apresentação de provas e testemunhas que relataram o convívio e a semelhança física entre o autor da ação e o réu, além da presença nos autos de uma autorização de viagem assinada pelo pai.

    Março Antonio Soalheiro

    Agência Brasil

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações221
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-admite-reconhecimento-de-paternidade-sem-exame-de-dna/1058161

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)