Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
11 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    STF reconhece imunidade tributária das fundações para atividades conexas

    Publicado por Direito do Estado
    há 16 anos

    É antiga a tese defendida por vários órgãos fiscais, segundo a qual a imunidade tributária instituída pela Constituição Federal , (art. 150, VI, c, § 4º) das instituições de educação e de assistência social, sem fins lucrativos, ao lado de templos, partidos políticos, entidades sindicais, etc., se circunscreveria às atividades fim da instituição e, não, outras atividades-meio, mormente se dessas auferem receitas.Nessa linha, fiscos municipais já tentaram cobrar ISS sobre receita auferida por estacionamentos em igrejas e sobre receitas advindas da prestação de consultoria e outros serviços por fundações educacionais (como várias fundações privadas de apoio a universidades públicas).A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, porém, tem seguidamente rechaçado essa aplicação restritiva do benefício constitucional. Prova disso, é o recente julgado do Recurso Extraordinário n. 236.174/SP, relatado pelo Min. Menezes Direito. Esse caso envolvia pretensão do fisco municipal paulistano de cobrar IPTU quanto à imóvel de propriedade de fundação assistencial, empregado para fim recreativo e de lazer dos funcionários da fundação. No julgado, contrário à tese do fisco municipal, o STF afirmou que o emprego do imóvel para a finalidade apontada não o afastava da abrangência da imunidade tributária prevista na CF , art. 150 , VI , c , § 4º , não corporificando nenhum desvio de finalidade em relação aos objetivos da entidade fundacional.Para o advogado Fábio Barbalho Leite, "a decisão do STF aponta para uma interpretação da imunidade tributária das fundações, pela qual o relevante para reconhecer do direito à imunidade é relacionar o patrimônio e a atividade com as finalidades institucionais, mas sem restrições contrárias ao fim constitucional, que é o fomento dessas instituições". Assim, "nada há de estranho em uma fundação ter uma política de pessoal que contemple um tratamento social benefício aos seus funcionários, dentre o que se pode exemplificar com a disponibilização de área de lazer para a família do funcionário; também não se afasta da normalidade da atuação de uma fundação educacional, a prestação de outros serviços, cujas receitas se prestem ao investimento nas atividades-fim da instituição", segue Barbalho Leite. Nesses dois exemplos, a fundação não deixou de existir, atuar e se justificar pela execução de suas atividades-fim. E é isso o que importa para o reconhecimento do direito à imunidade tributária.

    • Publicações8088
    • Seguidores25
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1780
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-reconhece-imunidade-tributaria-das-fundacoes-para-atividades-conexas/112926

    Informações relacionadas

    Adryelle Gomes, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A imunidade e a isenção de impostos às Entidades Sem Fins Lucrativos

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 14 anos

    Aplica-se a imunidade do art. 150, VI da CF às autarquias e fundações? - Camila Andrade

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 16 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - RECURSO EXTRAORDINÁRIO: RE XXXXX SP

    Danielli Xavier Freitas, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Comentários à Lei 13.151/2015, que altera regras sobre as Fundações Privadas

    Samira Fróes, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    Princípios Constitucionais Tributários

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)