Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Cadastro nacional de estudantes pode ser contestado na Justiça, diz ministro

    Publicado por Direito do Estado
    há 15 anos

    Para o ministro da Educação, Fernando Haddad, o Cadastro de Informações dos Estudantes Brasileiros (Cineb), lançado esta semana pela Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen) é uma medida contestável do ponto de vista judicial. O objetivo da ferramenta é fornecer às escolas informações sobre pais e responsáveis que apresentem um histórico de inadimplência.

    “Essa é uma questão que envolve mais diretamente o Ministério da Justiça, sobretudo o direito do consumidor e é preciso estudar a a legalidade de um cadastro como esse. Eu não posso responder hoje se é legal ou não. Acho que haverá muitas ações judiciais nesse sentido”, prevê. Para Haddad, as escolas já possuem respaldo legal para serem ressarcidas no caso do não pagamento pelo serviço.

    A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou em nota que vai procurar as medidas legais necessárias para “proibir o constrangimento de qualquer estudante brasileiro que queira se matricular ou continuar seus estudos em uma instituição privada”. A entidade critica o que chama de mercantilização do ensino e defende que os altos índices de inadimplência ocorrem em função dos “valores abusivos das mensalidade”.

    “A educação é um bem público e um direito de todos os cidadãos brasileiros garantido pela Constituição Federal . As instituições privadas de ensino são uma concessão do Estado e devem obedecer e cumprir a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, sendo reguladas e fiscalizadas pelo poder público”, diz a nota.

    Amanda Cieglinski

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações20
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/cadastro-nacional-de-estudantes-pode-ser-contestado-na-justica-diz-ministro/159406

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)