Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STJ condena Eletrobrás a pagar correção sobre empréstimos compulsórios

    Publicado por Direito do Estado
    há 15 anos

    Por 5 votos a 4, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) condenou a Eletrobrás a pagar a correção monetária sobre os empréstimos compulsórios recolhidos de empresas consumidoras de energia elétrica entre os anos de 1987 e 1993. A decisão foi tomada ontem (12) pelos ministros da 1ª Seção do Tribunal. Eles decidiram ainda que os créditos convertidos em ações da Eletrobrás, em 2005, também poderão sofrer o efeito da correção monetária.

    A própria empresa previu em seu balanço o recurso de R$ 1,3 bilhão para o pagamento de possíveis dívidas resultantes das ações na Justiça, que questionam os empréstimos compulsórios. Até o momento, não houve nenhuma manifestação oficial da assessoria da empresa sobre a decisão.

    Os empréstimos compulsórios foram criados pelo governo no início da década de 1960. Eram cobrados de indústrias e, a partir de 1977, o valor recolhido passou a fazer parte de um crédito das empresa, que seria corrigido anualmente e remunerado com juros de 6%.

    A dívida dos empréstimos compulsórios já foi paga pela Eletrobrás. A ação analisada hoje pelo STJ foi movida pela empresa Máquinas Condor, que cobrou a diferença resultante da correção monetária. O julgamento da ação teve início há dez meses, mas foi interrompido por um pedido de vista do ministro Benedito Gonçalves. Ao retomar o julgamento hoje, o placar era de 2 votos a zero em favor do autor da ação.

    O entendimento de hoje do STJ é de que o benefício obtido pela empresa que moveu a ação seja aplicado às demais ações de empresas na mesma situação.

    Luciana Lima

    Agência Brasil

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações104
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stj-condena-eletrobras-a-pagar-correcao-sobre-emprestimos-compulsorios/1690021

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)