Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Lei da palmada proíbe os pais de castigarem fisicamente os filhos

    Publicado por Direito do Estado
    há 12 anos

    Depois de muita negociação, o controverso projeto de lei que proíbe pais de baterem nos filhos, também conhecido como lei da palmada, foi aprovado na Câmara dos Deputados ontem. Se não houver recurso assinado por 52 parlamentares exigindo apreciação pelo plenário, o texto seguirá para o Senado. Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente já preveja ações contra agressões e maus-tratos, a proposta traz os conceitos de castigo físico e tratamento cruel ou degradante, determina sanções que vão de advertência a tratamento psiquiátrico para os autores da violência e estabelece multa de três a 20 salários mínimos a médicos, professores e agentes públicos que tiverem conhecimento de castigos físicos e não os denunciarem às autoridades. Mal foi aprovado, o projeto enviado ao Congresso em 2010 pelo Executivo já suscita polêmica entre especialistas e na sociedade. Para Frederico Viegas, professor de direito civil da Universidade de Brasília (UnB), as leis não devem invadir a liberdade familiar. "Essa é uma interferência grande e grave nessa relação. Ninguém está dizendo que o pai pode espancar um filho, mas é a questão de como o pais devem educar o filho, que pode ser de maneira mais ou menos rígida. A forma como os pais devem educar os filhos ultrapassa o dever do Estado", afirma. Viegas acredita que a lei poderá ser contestada. "Corre o risco de chegar ao Supremo Tribunal Federal para ser decidido se ela é ou não constitucional." Segundo Ângela Barros, professora de psicologia da UnB, é preciso que o conceito de violência fique muito claro. "Existem palmadas e palmadas. Tudo que cabe interpretação é muito complicado, ainda mais a interpretação subjetiva das pessoas envolvidas", adverte a psicóloga.

    Vicente Faleiros, especialista em violência e docente na UnB, considera que a lei será um março histórico das"novas relações dos pais com as crianças"."Acho que a polêmica em relação ao projeto vem justamente dessa tradição de educar com o castigo corporal. Hoje, nós temos um novo tipo de relacionamento com a criança que permite dar limites de muitas maneiras.

    Com diálogo, com educação e mesmo com castigos não corporais", diz. A relatora da matéria, deputada Teresa Surita (PMDB-RR), vai na mesma linha de raciocínio ao defender que o projeto tem caráter pedagógico. "Dar uma palmada não é crime, não acontece nada com os pais, como punição. Não se propõe que se puna ou penalize os pais" , diz a parlamentar. "Mas a palmada é uma violência, é o início de qualquer agressão. A essência da lei é proteger a criança de qualquer agressão."

    O projeto de lei pode modificar relações como a de Júlia*, 14 anos, e a mãe, Norma*, 33. Ambas foram recentemente ao Conselho Tutelar do Distrito Federal para tentar minimizar a situação de violência. "Ela bate com pau, mangueirahellip Uma vez, me bateu com a mangueira e eu fiquei toda roxa, demorou um mês para sair.

    Ontem, foi com cabo de vassoura", diz a adolescente. Norma rebate: "Já bati em todos os meus filhos, mas na maneira de corrigir e não de espancar. O certo seria nunca bater nos filhos, mas muitas vezes chega um limite que a gente não aguenta", desabafa. Apesar disso, Norma sabe dos malefícios de surrar os filhos. "Depois, a família se afasta.

    Não dá para fingir que nada aconteceu." Mesmo assim, a mulher se pergunta, como tantos milhões de pais e mães brasileiras, como educar os filhos sem no mínimo a famosa palmada. "Onde eu moro, os pais batem nos filhos para ensinar. Eu tenho medo de não dar o limite certo e eles virarem uns delinquentes."

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações39922
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/lei-da-palmada-proibe-os-pais-de-castigarem-fisicamente-os-filhos/2967924

    Informações relacionadas

    Arthur Áquila, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Se bater no meu filho vou preso?

    Eduardo Luiz Santos Cabette, Professor de Direito do Ensino Superior
    Artigoshá 12 anos

    Artigos 136 do Código Penal e 232 do Estatuto da Criança e do Adolescente – conflito aparente de normas

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    Pai que bate em filha: educação ou violência?

    Artigoshá 6 anos

    Crime de maus-tratos frente ao poder correcional dos pais

    Wagner Francesco ⚖, Advogado
    Artigoshá 7 anos

    Bater em crianças: uma covardia oriunda de uma má interpretação bíblica

    41 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Isso que fico mais indignada!
    Ontem passei por um dia muito difícil,os mais próximos presenciou minha ágonia diante algumas questões que sofremos na vida.
    Ontem eu fui literalmente humilhada por um PM.
    Quando eu relatei agressão que meu ex marido fez contra sua propria filha,por motivos que me deixou mais ainda furiosa.
    Não foi pra educar ou repreender ela de algo errado (mesmo assim nao justificava)
    Mas porque simplesmente ele ñ aceita meu término com ele que já vai fazer 5 anos,e ele o agrediu pelo simples fato dela apoiar e saber que eu estou com outra pessoa e não disse nada pra ele.Enfim,resumindo quis fazer tudo certo mas eles não me ajudaram em nada,só soube olhar na minha cara e dizer:
    "Não vou conduzir a senhora para uma delegacia porque você vai alegar o que?Ele é pai dela e pode bater ,e talvez ele bateu não foi nem por esse motivo ,e sim por outro"
    Na hora eu fiquei desacreditada e ainda tive que engolir calada ,porque além de me sentir ja ameaçada pelo meu ex marido,ainda me sentir ameaçada pelo próprio PM em questão dele entrar na viatura e ir embora sem resolver nada porque eu estava nervosa chorando e etc.
    Engolir o Choro porque dependia deles,de uma pessoa que não honra a farda Que veste e nem segue com a lei.
    Existe sim a lei que proíbe agressão com os filhos.
    Na hora deveria ter pegado o nome dele,placa do carro e ligar na corregedoria,mas fui falha sem reação nenhuma,me sintir um nada é a verdade,e pior foi na delegacia que nem vale á pena relatar!!!
    Mas não vou desistir ,vou até o fim agora.
    Não vou deixar ele achar que está tudo bem,porque os policias deixou ele tão seguro que até rir da minha
    cara ele teve o prazer.
    Mas a justiça de Deus não falha.
    Antes eu achava só meu ex marido um lixo
    Mas vi que ele não está só.
    Obrigada pela atenção.
    Queria que isso fosse compartilhado até chegar em alguém,sei lá.
    Sem rumo....
    Vou recorrer com isso na justiça,conselho tutelar e onde for preciso. continuar lendo

    Estou com vergonha do Brasil ,isso sim. continuar lendo

    Concordo com a moça não acho que seja certo bater em crianças vivemos em um país tão belo com tão horríveis pessoas homens da lei deveriam comprir com a sua profissão todas as crianças merecem um presente e um futuro melhor do que as do passado devemos mudar hoje pois nossos filhos cuidaram de seus próprios pais em sua velhisse as crianças são o futuro da nossa nação temos que cuidar de todas muito bem falo tudo isso com a convicção que cada pai e mãe se conscientize e amem seus filhos eles são os nossos tesouros sangue do nosso sangue e mesmo que n seja.vamos viver em um mundo melhor Brasil continuar lendo

    Vc chora demais, o PM não fez nada de errado continuar lendo

    Nesses casos além do conselho tutelar, vá também direto na delegacia da mulher. Na delegacia da mulher você terá um atendimento digno. E depois vá também na defensoria pública para abrir um processo. Demora mas não demora tanto assim, as vezes é mais rápido do que pensamos. As pessoas deixam de fazer justiça por achar que vai demorar e não vai conseguir. Mas tem como resolver sim. Deus abençoe. continuar lendo

    oi,quando fiz o cadastro eu coloquei em ´´outra profissao``mas sou uma criança,tenho 11 anos e vim pedir ajuda,meu pai e minha mae batem em mim e na minha irma ela so tem 6 anos,porem tratam agente como se fossem cachorros,e quando batem: batem muito forte,fico com algumas marcas,meus pais nao batem tao forte nela mas em mim eles me batem demais,teve uma vez que ele me bateu muito,com cinto fiquei muito marcada e manquei durante o resto do dia,tambem teve outra vez que ele me bateu muito MAS MUITO MESMO eu corria mas ele ia atras,minha mae dizia a ele para parar porque ja avia dado,mas meu pai so ouviu depois que ja avia me feito de saco de pancadas,minha mae nao ligava muito pra ele me batendo,entao eu to desesperada,ja falei uma vez que iria chamar a policia pro meu pai e novamente ele me bateu,entao pfv me ajudem nao sei oque fazer,quando eu era menor tinha uns 6 anos eu sofria bulling e chagava chorando em casa,entao meus pais so me tirarm depois de um ano,por causa disso fiquei traumatizada,por isso e porque eu ja apanhava naquela epoca,entao eles me colocaram em varias pscicologas mas nada adiantava e agora eu vim pedir ajuda pra vcs que leem isso,pfv tentem me ajudar,espalhem comentem oque for,sozinha eu nao consigo,estou tentando ajudar a mim mesma e a minha irma para que ela nao sofra,obrigado por leerem,e obrigada mais ainda para quem me ajudar... continuar lendo

    Oi Marcela, boa tarde, eu li seu texto e passo todos os dias pela mesma coisa, infelizmente eu não posso te ajudar porque também preciso de ajuda. Eu tenho 12 anos de idade e meus pais me batem todos os dias, me xingam de coisas horríveis e me põem para baixo, eu sempre apanhei desde pequena mas tudo começou a piorar MUITO do ano passado pra cá. Eu fico com marcas de arranhões e socos que a minha mãe me da e fico com marcas enxadas do chinelo de couro do meu pai. Minha mãe me xinga todos os dias, fala que não gosta de mim, queria eu eu morresse, e milhões de outras coisas muitooo piores que eu nem vou dizer aqui, ela me ameaça com uma faca, fala que quer me espancar e tirar sangue do meu rosto, agora mesmo ela estava me socando com o c celular dela, me arranhou e socou varias vezes a minha cabeça. Meus pais sempre me chamam de coisas horríveis, me batem, me humilham por motivo nem nenhum, eu nunca grito com eles e e não os desrespeito, sempre tento dar o meu melhor mas parece eu ele nunca vão parar. Hoje de manhã eu acordei para a aula online e meu pai disse que eu tinha que comer alguma coisa, eu falei que não estava com fome e não precisava, ele persistiu na ideia e eu novamente disse que não queria, então ele começou a ,e xingar, me humilhar e me agredir. Eu sou humilhada e sofro agressão todos os dias, me tratam como se eu fosse um lixo, sempre dizem que se pudessem não teriam me tido. Eu tenho várias marcas de arranhões, de tapas muito fortes com o chinelo de couro e marcas de socos, inclusive na minha boca que minha mãe a socou e começou a sangrar porque eu disse que bater em criança é crime, eles também batem no meu irmão de 7 anos mas muito mais em mim, eu tento correr mas nunca da certo. Eles destruíram minha saúde mental e toda a alegria que eu tinha. Eu preciso muito da ajuda de alguém também igual a você, por favor. Obrigada a quem tenha lido até o final continuar lendo

    eu botei na conta do meu pai porque não tenho uma mas preciso de muita ajuda também igual a você continuar lendo

    Liga para o conselho do tutelar, mas fique ciente que você irá para um orfanato. Seguirá sua vida sozinho.
    Aconselho a estudar muito, depois trabalhar e ir embora.
    Eles vão jogar na sua cara que você está na casa deles, então é eles que mandam. continuar lendo

    oi, Marcela queria poder ajudar mais não posso mais tenho uma dica: Não liga para o que eles falam de você porque no final quem vai sofre são eles porque eles vão para o inferno e desabafa para eles ou chama ajuda de um policial qualquer que estiver na rua ou em outro lugar que você esteja continuar lendo

    Eu recomendo chamar a polícia escondido deles mas na verdade eu nem sei o que fazer também minha mãe fica falando que meu cabelo parece de vassoura papreço bruxa de blé e não posso aprontar que eles já vão fofocando com todo mundo sendo que eles pedem pra não contar a ninguém algo que eles mesmos fizeram continuar lendo

    eu sofro com o meu pai e com a minha mãe quase todo o dia por motivo besta como e nao te uma letra bonita e erra as perguntas q o meu pai fás mas queria que eles mudassem quando eu tinha us 4 a 5
    anos a gente costumava pesca a gente se divertia junto a gente brincava junto mas agora tudo mudo. continuar lendo

    q vergonha q esse pais tem dessa lei não se espalha. continuar lendo

    isso também acontece comigo minha mãe bate em mim desde que eu tenho 2 anos agora eu tenho 12 e nada mudou continuar lendo

    Antes em algumas vezes os meus pais me batiam por errar a questão foi na base do chinelo na mesa que eu estudava mas agora esqueci o que é divisão continuar lendo

    Mds a cada dia fico indignado. Eu sou totalmente contra a violência, principalmente contra incapas! Eu não entendo porque as leis desferem entre msiores e menores de idades. Apenas por sermos de idades diferentes da o direito da agressão fisica contra nois? Nois tambem somos humanos! Como que eu posso APANHAR por não agradar meus pais. N estou falando sobre minhas obrigações como estudar mais apenas pelo motivo de não me dirigir com eles como superiores e não fazer oque querem! Eu queria saber oque fazer a respeito disso. Eu não simpatiso com meus pais e tenho pensamentos completamente oposto a os deles continuar lendo