Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Ausência de ação de reconhecimento de união estável não impede a concessão de alimentos

    Publicado por Direito do Estado
    há 16 anos

    Os desembargadores da 2ª Turma Cível do TJDFT deram provimento a um recurso que determina o fornecimento de alimentos à ex-companheira, mesmo sem o reconhecimento judicial da união estável. Segundo os magistrados, embora não tenha havido o prévio ajuizamento de Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável, o fato não impede a fixação de alimentos provisórios entre companheiros.

    J. M. A. da S. interpôs agravo de instrumento contra decisão da 1ª Vara de Família de Brasília, após ter negado seu pedido de pensão alimentícia. Ela alega que viveu em regime de união estável com o ex-companheiro durante 18 anos, sendo tal convivência pública e notória, tanto no âmbito social como familiar.

    Afirma que, mesmo após o fim do relacionamento, o ex-companheiro continuou a prover seu sustento, prestando-lhe alimentos de forma espontânea. Contudo, o valor recebido não é suficiente para arcar com suas necessidades, especialmente por sofrer graves problemas de saúde, como diabetes e hipertensão arterial sistêmica, com perda progressiva das funções renais.

    Uma vez que o ex-companheiro é empresário bem-sucedido e que a mesma encontra-se impossibilitada de trabalhar, visto que se submete a tratamento de hemodiálise quatro vezes por semana, pediu a fixação de alimentos provisórios equivalentes a 20 salários mínimos.

    O relator ensina que a Lei Federal n.º 5.478/68, em seu artigo segundo, impõe a comprovação do parentesco para justificar a obrigação de alimentar. No caso, mesmo sem uma ação específica para este fim, a união estável restou comprovada, no entendimento dos julgadores da 2ª Turma Cível, pelos vários documentos juntados aos autos.

    Assim, os magistrados deram provimento parcial ao recurso para determinar a fixação de alimentos provisórios, estabelecendo, porém, o valor correspondente a 10 salários mínimos, uma vez que "a moderação no estabelecimento dos provisórios é diretriz a ser sempre observada pelo Magistrado, evitando-se que se formem situações de desequilíbrio econômico, ainda que momentaneamente".

    • Publicações8088
    • Seguidores24
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1032
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ausencia-de-acao-de-reconhecimento-de-uniao-estavel-nao-impede-a-concessao-de-alimentos/75965

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 16 anos

    TJ/DFT: reconhecimento judicial da união estável não é pressuposto para a concessão de alimentos a um dos companheiros

    Suellen Rodrigues Viana, Advogado
    Modeloshá 6 anos

    [Modelo] Ação de Reconhecimento e Dissolução de União Estável c/c Partilha de Bens

    Advocacia Bruno H. Dourado, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Agravo de Instrumento - Negativa de Gratuidade de Justiça

    Robert Almeida, Estudante de Direito
    Modeloshá 2 anos

    Modelo petição - Ação de dissolução de união estável c/c pedido de guarda unilateral e alimentos c/c assistência judiciária

    Manifestação - TRT16 - Ação Salário/Diferença Salarial - Atsum

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)